3). – O Holístico e o Existencial.

3). – O Holístico e o Existencial.
                   
                  Antes de prosseguirmos e com base no que foi escrito nos tópicos acima, queremos esclarecer o significado destes dois termos, fundamentais para a compreensão deste trabalho.
                    Quando consideramos um determinado objeto ou acontecimento numa perspectiva holística, queremos dizer que o consideramos em sua totalidade, mas uma totalidade completa e abrangente que inclua tudo o que esteja de alguma forma relacionado com este objeto ou acontecimento. Tornando mais clara esta nossa afirmação, dizemos que não existe nada que seja encerrado em si mesmo, todos os seres estão relacionados com outros seres.
                    Este fato fica mais claro ao considerarmos o homem; se quisermos conhecê-lo abstraindo de tudo que lhe vem do exterior, não sobraria nada, encontraríamos o vazio. Um homem é conhecido pelo seu nome, sua nacionalidade, sua época, seu parentesco, enfim pelas mais diversas relações que o caracterizam e o distinguem dos demais. Somente considerando-o em seu relacionar-se que o conheceremos e, nosso conhecimento será tão mais rico e profundo, quanto maior for o nosso conhecer de suas relações.              
                  Chamamos de Holístico o conhecimento que sendo  abrangente, não se limita ao objeto de nossa atenção, mas através de seu relacionar-se atinge a totalidade na qual está inserido.  
                 O conhecimento é existencial quando não é abstrato, mas concreto; quando não é universal, mas particular, ou melhor, singular; quando parte da experiência vivida e não de conceitos e de raciocínios lógicos.
                 O conhecimento existencial é intuitivo, não raciocina sobre causas e efeitos, mas, coincide com o próprio realizar-se do efeito. Por isso, é dinâmico e criativo.    
                 Quando numa relação interpessoal, não coisifica o outro, mas o respeita estabelecendo com o mesmo uma relação dialógica do tipo Eu-Tu.
                  O conhecimento existencial acontece na região do Sagrado e do Mistério; deixando ao pensamento objetivo o Problemático.
                  Finalmente, o pensamento existencial partindo de cada pessoa permite o contato místico que nos une ao divino, objetivo último de nosso viver e da evolução. O Ponto Ômega.


Nenhum comentário:

Postar um comentário